À Segunda Vista

A subversão da ética na sociedade (Redação do Enem 2009 - Nota 900)

1
A palavra "ética" tem sido tão popularizada, principalmente sob aspectos de conduta profissional que se sobrepõe à pessoal, que o sentido já se interligou ao das palavras "moral" e "honestidade", cujas definições são amplamente distintas. "Ética", no vocabulário popular, deixou de ser o estudo da moral para se tornar sinônimo de honestidade e sensatez.

Levando-se em consideração que a moral seja um conjunto de regras mutáveis de comportamento de um indivíduo frente à sociedade na qual está inserido que visam a um controle organizacional de convívio, "ser ético" passa a ter um significado similar a "não ser hipócrita", visto que a imoralidade se dá no descumprimento das regras de conduta social e que, segundo Nietzsche, mais cedo ou mais tardem todos os indivíduos a cometem.

Assim, é composta por indivíduos imorais (seja em maior ou menor incidência) a sociedade moral, cujos membros e líderes se contradizem e se acusam pela mesma transgressão.

Os cidadãos "de bem" que apressam o passo nas ruas quando veem alguém sendo assaltado, violentado ou injustiçado de alguma maneira, sob o pretexto de não quererem se envolver ou acabarem se tornando igualmente vítimas, são os mesmos que ficam chocados com as manchetes dos noticiários manipuladores e tendenciosos da atual imprensa, a qual, conforme interesses políticos ou corporativos, muitas vezes denuncia supostas irregularidades cometidas por líderes sociais como algo inadmissível e injusto para com a população que, ingenuamente, teriam elegido a eles como representantes incorruptíveis do povo, quando, na verdade, este povo é que comete imoralidades ilícitas proporcionais ao que lhe é possível no contexto em que está inserido.

Não ser hipócrita é assumir que este é o atual cenário da sociedade e que, ainda que ela não queira se assumir deste modo, há alternativas para melhorá-la para as próximas gerações, dentre as quais o investimento em educação é a mais viável e que é de responsabilidade tanto das famílias quanto dos governantes.


Observações: Sim, já percebi vários erros nesta redação, principalmente as frases muito extensas. Mas foi com essa redação que eu tirei nota 900 (de 1000) e ganhei a bolsa de estudos integral do ProUni. =)

Um comentário:

  1. Ola, você recebeu um selo, passa lá no meu blog e dá uma olhadinha =D

    Parabéns pela redação =]

    ResponderExcluir